“A Cobra Vai Fumar”: A Participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial

Artur Faleiro Naiditch

Resumo


Este artigo tem como finalidade compreender a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a partir da atuação da Força Expedicionária Brasileira. Deste modo, trata-se de assimilar como esse envolvimento na guerra afetou a posição brasileira no Sistema Internacional e a sua própria sociedade, principalmente nas áreas econômica e política. Para alcançar esse intento, foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros e artigos. Constatou-se, através das pesquisas realizadas, que a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial modificou totalmente a política interna e a externa brasileira, com o fim do Estado Novo e o início da projeção internacional do Brasil, principalmente na América Latina. 


Palavras-chave


Segunda Guerra Mundial; Brasil; Política Externa;

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Vágner Camilo. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial: História de um Envolvimento Forçado. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

BARONE, João, 1962. 1942: O Brasil e sua guerra quase desconhecida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O Breve Século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. P.95

MESPLÉ, Antônio de Moraes. A Política Externa Brasileira numa era de Conflito pela Hegemonia Mundial. In: Cadernos do IPRI, n.2, 1989.

Diretrizes do Estado Novo (1937 - 1945) > Manifesto dos Mineiros, Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/QuedaDeVargas/ManifestoDosMineiros

MOURA, Gerson; PINHEIRO, Letícia; BETHELL, Leslie. Relações exteriores do Brasil: 1939-1950: mudanças na natureza das relações Brasil-Estados Unidos durante e após a Segunda Guerra Mundial. Brasília: FUNAG, 2012.

BRAYNER, Floriano de Lima. "A verdade sôbre a FEB: memórias de um chefe de Estado-Maior na Campanha da Itália, 1943-1945". Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1968.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.